(UFRJ) Site conecta a sociedade à reconstrução do Museu Nacional

Em novo ambiente, será possível acompanhar com transparência o passo a passo do andamento das obras

BRASIL, 20 de mayo 2021, UFRJ

Projeto Museu Nacional Vive — cooperação entre UFRJ, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Instituto Cultural Vale — acaba de lançar o site museunacionalvive.org.br. O novo ambiente aproximará ainda mais o Museu de seus diversos públicos durante a reconstrução. Com conteúdos multimídia, a página contém informações sobre o andamento das obras, projetos e outras atividades, como a recém-lançada exposição virtual “Os Primeiros Brasileiros”.

Organizado em cinco seções, o portal reúne informações sobre a governança do Projeto e apresenta uma Linha do Tempo a partir da qual o visitante pode navegar pelos principais marcos relacionados à reconstrução do Museu. A seção Acompanhe convida o usuário a visitar galerias de imagens e vídeos, notícias e o cronograma de reconstrução. A área Participe traz uma agenda de eventos e atividades educativas para engajamento do público com as ações do Museu. Já na seção de Parcerias, o visitante acessa a lista de patrocinadores e de apoios institucionais que têm possibilitado a realização do projeto e obtém informações sobre como fazer parte dessa rede de colaboração para devolver o Museu Nacional à sociedade o mais breve possível.

O site foi desenvolvido a partir de um sistema de gerenciamento de conteúdo livre com código aberto e contempla premissas de acessibilidade comunicacional, além de trazer recursos que facilitam a navegação de pessoas com baixa visão e possibilitar, ainda, a integração com o VLibras, aplicação que traduz conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Acessewww.museunacionalvive.org.br, acompanhe e participe da reconstrução do Museu Nacional/UFRJ!

Sobre o Projeto Museu Nacional Vive

Como resposta ao enorme desafio de reconstrução do Museu Nacional, a UFRJ, a Unesco e o Instituto Cultural Vale firmaram um acordo de cooperação técnica para implementação do Projeto Museu Nacional Vive, que, atualmente, conta com o patrocínio platina do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bradesco e Vale e apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Fuente: Centro de Tecnologia UFRJ

Noticias relacionadas

Creador de contenido
Observatorio de la Autonomía
Agenda Universitaria
Temas de interés

Your browser doesn't support the HTML5 CANVAS tag.

Insta UDUAL

Síguenos en Instagram