LapMec cria máquina que auxilia na produção de máscaras

Quase 60 mil máscaras já foram produzidas

BRASIL, abril 2021, UFMT

Um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campûs de Sinop, desenvolveu uma máquina que auxilia na produção de máscaras descartáveis para a proteção contra a COVID-19. O projeto, iniciado em abril de 2020, já entregou quase 60 mil máscaras e agora se prepara para produzir outras 30 mil.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Rodrigo Sinaidi Zandonadi, do Laboratório de Agricultura de Precisão e Mecanização agrícola (LapMec), o projeto foi concebido em duas etapas. “A primeira dedicada a improvisação da bancada automatizada e organização da linha de produção. Depois, foi a produção efetiva das máscaras que se encontra em andamento.” Em meados de junho foram entregues as primeiras 10 mil máscaras para a UNESIN (União das Entidades de Sinop).

Para construir a máquina foram utilizadas peças como cilindro de pão, transmissão de bicicleta, seladora e motor de limpadores de pára-brisa. A princípio eram usadas máquinas de costura normais, mas no final de 2020 o projeto recebeu, através do Rotary Clube de Sinop Teles Pires e da Sinop Energia, a doação de uma máquina de costura por ultrassom.

O tecido usado originalmente era TNT normal, mas depois que a oferta de matéria prima estabilizou, o projeto começou a usar o TNT do tipo SMMMS tripla camada, conhecido como TNT hospitalar.

“Boa parte das máscaras foi entregue para a UNESIN, que destinou para diversos setores, conforme a demanda. Além dessas, 2 mil foram distribuídas dentro do campus de sinop”, concluiu.

O projeto é multidisciplinar, envolvendo professores de engenharia agrícola, da área da saúde e também em parceria com o curso de eletromecânica do IFMT.

Fuente: Universidad Federal de Mato Grosso

Noticias relacionadas

Creador de contenido
Observatorio de la Autonomía
Agenda Universitaria
Temas de interés

Your browser doesn't support the HTML5 CANVAS tag.

Insta UDUAL

Síguenos en Instagram